Partimos do inicio lá em 1769 com o primeiro carro a vapor,
chegando aos dias de hoje com carros modernos e alta tecnologia.
A história do automóvel tem início por volta de 1769, com a invenção do motor a vapor usado para transportar humanos, essa invenção
foi feita por Nicolas Joseph que basicamente
funcionava como uma panela de pressão, onde a água em ebulição que empurrava os pistões e
movimentava uma única roda que puxava uma espécie de carroça de madeira.
Existem outras invenções, mas essa foi o marco da época e
foi usada para transportar pesados canhões de guerra, mas o “carro” era muito
lento, andava aproximadamente 4 a 5 km/h e tinha que parar de 15 em 15 minutos
para poder ganhar pressão de vapor para continuar a andar.
Existem algumas replicas em museus na França!
O ano de 1886 é considerado o ano de nascimento do automóvel
moderno - com o Benz Patent-Motorwagen, pelo inventor alemão Karl Benz, que foi reconhecido
como o primeiro automóvel, ou seja, um veículo "projetado" para ser
movido a motor. Quase a mesma teoria do motor a vapor, mas a combustão.
O veículo recebeu a patente alemã
número 37435, requerida por Karl Benz em
janeiro de 1886. Seguindo procedimentos oficiais, a data de requerimento
torna-se a data da patente, que ocorreu em novembro do mesmo ano.
Quem financiou todo
o projeto foi Bertha Benz,
a mulher do Karl Benz, para que e pudesse obter direitos de patente de acordo
com a legislação atual, como mulher casada ela não tinha direito a requerer
patente.
Benz apresentou sua
invenção oficialmente ao público em 3 de julho de 1886 na Ringstraße em Mannheim, Alemanha.
Após desenvolver com
sucesso um motor alternativo de dois tempos em 1873, Benz
concentrou-se no desenvolvimento de um veículo motorizado enquanto mantendo uma
carreira como projetista e fabricante de motores estacionários e suas peças.
O Benz Patent-Motorwagen
era um automóvel de três rodas com um motor traseiro. O veículo continha muitas
novas invenções. Foi construído com tubos de aço e painéis de madeira. As rodas
de aço raiadas e pneus de borracha sólida foram projetos de Benz. A direção era
por cremalheira que girava a roda da frente sem mecanismo de
suspensão. Molas elípticas foram usadas na parte de trás juntamente
com um eixo sólido e acionamento por corrente dos dois lados. Um sistema de
correia simples funcionava como transmissão em velocidade única, com torque
variável entre um disco aberto e um acionamento de disco.
Réplica do Benz Motorwagen de 1886 em Frankfurt, 2007
O primeiro Motorwagen foi
usado um motor de quatro tempos com um cilindro de
954 cc. Este motor fornecia ⅔ hp (½ kW) a 250 rpm na Patent-Motorwagen,
a Universidade de Mannheim realizou
testes que mostraram que ele era capaz de fornecer 0,9 hp (0,7 kW) a
400 rpm. Foi um motor mais leve para a época, com aproximadamente 100 kg. Sistema
de lubrificação era por gotejamento era o melhor da atualidade, continha uma válvula operada por comando de válvulas no cabeçote.
E Um grande volante horizontal estabilizava a potência
de saída do motor de um cilindro. Um carburador evaporativo era controlado por
uma válvula de camisa para
regulagem da potência e velocidade do motor. Mas o primeiro modelo do
Motorwagen não foi construído com carburador, mas com uma bacia de fibras
embebidas no combustível que alimentava o combustível no cilindro por
evaporação.
Benz construiu mais tarde
outros modelos do Motorwagen, o modelo número 2 com 1,5 hp (1,11 kW)
e o modelo número 3 com 2 hp (1,5 kW), possibilitando ao veículo
atingir uma velocidade máxima de aproximadamente 16 km/h. O chassis foi
aprimorado em 1887 com a introdução de rodas raiadas de madeira, um tanque de
combustível e um freio a tambor manual com sapatas de couro.
E assim foi evoluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário